Todas as vezes que eu ouvi alguém falar a respeito de amizade essa pessoa ressaltou a beleza de ter amigos, como os amigos podem te tirar de enrascadas e levantar sua moral, porém, esse não é meu intuito hoje.
Dito isso quero apresentar a seguinte problemática, o que é necessário para se manter uma amizade verdadeira, se isto fosse perguntado para a população geral, tenho certeza que as respostas seriam, reciprocidade, interesses mútuos e opiniões concordantes, Porem, esses itens são a força motriz para iniciar uma amizade e aprofunda-la e não para mantê-la.
Vamos colocar esses conceitos a prova, reciprocidade, alguém pode achar que uma amizade não consegue sobreviver a falta de dedicação de um dos membros da amizade para com o outro, mas, a realidade é que se a pessoa no qual o parceiro não se dedica souber lidar com essa característica, a amizade facilmente seguirá em frente por longos anos, logo, anulamos a reciprocidade.
Que tal pensar em interesses mútuos, esse conceito cai rapidamente por terra, quando vemos que existem muitos amigos dos quais os assuntos são completamente diferentes e que vão se aproximando com o tempo de amizade, porém, os interesses iniciais continuam sendo absolutamente diferentes.
Opiniões concordantes, das características da amizade é a mais fácil de ser quebrada quando a amizade dura muito tempo, afinal, as opiniões tendem a se distanciar por diferentes motivos como nível financeiro, criação, relacionamentos anteriores, trabalhos em áreas diferentes, afiliação Política, Time de Futebol e tantos outros. Não que essas opiniões nunca venham a se convergir, naturalmente elas convergirão há um meio termo se a amizade realmente durar muito.
Resta-nos pensar que a chave para amizades realmente duradouras é a tolerância para com os defeitos alheios, mesmo que o defeito seja visualmente desagradável, como alguém que não sabe se portar em algum tipo de situação especifica, alguém que é especialista em soltar comentários em horas inoportunas, alguém fofoqueiro(a), alguém com pouco asseio pessoal, alguém que seja preguiçoso, relaxado, procrastinador, inseguro ou outro defeito que lhe dessagrar. Suportar esses defeitos é a chave para manter uma parceria com outra pessoa.
Então pode-se concluir que um Amigo de verdade é aquele que escolhe ser Seu amigo apesar dos seus defeitos.
Se caso você desfruta de uma amizade dessa, saiba que isso é raro, preserve-a com todas a suas forças e tolere os defeitos do seu amigo, afinal ele suporta o seu.
Se você concorda ou discorda de mim, deixe seu comentário e será um prazer dialogar sobre o assunto contigo.
Muito bom,meu amigo, Deus continue abençoando vc. Tmj, forte abraço.
Excelente texto.
Parabéns por conseguir enxergar e esternar em palavras algo que hoje está quase em extinção!
O egoismo reina, e existem muitos "amigos" que são "amigos" pq os covem.
O meu tema.favorotoooo!!!!! Apesar de não ser uma pessoa que faz muitos amigos por onde passa (afinal, introversão te possibilita socializar, mas não é tão fácil quanto é pra alguém extrovertido e expansivo), minhas amizades são tão preciosas exatamente porque enquanto um releva os defeitos, o outro tenta melhorar como pessoa (no caso, eu). Só uma coisa é ruim nas amizades verdadeiras: a distância. Mesmo na era digital, um abraço verdadeiro tem um valor inestimável.
Texto extremamente bem construído parabéns! Confesso, aqui do meu lado, ter sido surpreendido por uma ótima leitura. Novamente, parabéns!
Ótimo texto, a amizade é a forma mais bela de demonstrar amor