top of page

O Peso da Amizade


Todas as vezes que eu ouvi alguém falar a respeito de amizade essa pessoa ressaltou a beleza de ter amigos, como os amigos podem te tirar de enrascadas e levantar sua moral, porém, esse não é meu intuito hoje.


Dito isso quero apresentar a seguinte problemática, o que é necessário para se manter uma amizade verdadeira, se isto fosse perguntado para a população geral, tenho certeza que as respostas seriam, reciprocidade, interesses mútuos e opiniões concordantes, Porem, esses itens são a força motriz para iniciar uma amizade e aprofunda-la e não para mantê-la.



Vamos colocar esses conceitos a prova, reciprocidade, alguém pode achar que uma amizade não consegue sobreviver a falta de dedicação de um dos membros da amizade para com o outro, mas, a realidade é que se a pessoa no qual o parceiro não se dedica souber lidar com essa característica, a amizade facilmente seguirá em frente por longos anos, logo, anulamos a reciprocidade.


Que tal pensar em interesses mútuos, esse conceito cai rapidamente por terra, quando vemos que existem muitos amigos dos quais os assuntos são completamente diferentes e que vão se aproximando com o tempo de amizade, porém, os interesses iniciais continuam sendo absolutamente diferentes.


Opiniões concordantes, das características da amizade é a mais fácil de ser quebrada quando a amizade dura muito tempo, afinal, as opiniões tendem a se distanciar por diferentes motivos como nível financeiro, criação, relacionamentos anteriores, trabalhos em áreas diferentes, afiliação Política, Time de Futebol e tantos outros. Não que essas opiniões nunca venham a se convergir, naturalmente elas convergirão há um meio termo se a amizade realmente durar muito.


Resta-nos pensar que a chave para amizades realmente duradouras é a tolerância para com os defeitos alheios, mesmo que o defeito seja visualmente desagradável, como alguém que não sabe se portar em algum tipo de situação especifica, alguém que é especialista em soltar comentários em horas inoportunas, alguém fofoqueiro(a), alguém com pouco asseio pessoal, alguém que seja preguiçoso, relaxado, procrastinador, inseguro ou outro defeito que lhe dessagrar. Suportar esses defeitos é a chave para manter uma parceria com outra pessoa.


Então pode-se concluir que um Amigo de verdade é aquele que escolhe ser Seu amigo apesar dos seus defeitos.


Se caso você desfruta de uma amizade dessa, saiba que isso é raro, preserve-a com todas a suas forças e tolere os defeitos do seu amigo, afinal ele suporta o seu.


Se você concorda ou discorda de mim, deixe seu comentário e será um prazer dialogar sobre o assunto contigo.

77 visualizações12 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page